quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Informações para TESTE

Boa noite turma…

Aqui fica as páginas que devem estudar para o teste, mas mais importante é tentarem fazer os exercícios que aqui refiro também. Pois para além de verificarem se sabem ou não a matéria é mais fácil estudar resolvendo-os, além de que são fundamentais para trabalharem a interpretação de gráficos e leitura de tabelas, informação essencial para responder a algumas questões do teste.

Matéria do manual do 7º ano: página 26 à 49.
Matéria do manual do 8º ano: página 12 à 23.

Exercícios do manual de 7º ano: página 50 e 51.
Exercícios do manual de 8º ano: da página 32 (podem resolver o 1, 3D, 4.1 e 1.) e da 33 (podem resolver o 2).

Livro de exercícios do 7º ano: desde a página 11 à 22.
Livro de exercícios do 8º ano: página 7 (exercício 1 e 3.1), pág. 8 (exercício 4A), pág. 9 (exercício 1 e 2) e pág. 10 (exercício 3 e 4).


Qualquer dúvida que tenham não hesitem em enviar mail: depositodeciencias@hotmail.com


Objectivos

Mencionar as condições essenciais do planeta Terra para que exista vida nele.
Definir atmosfera
Conhecer a função da camada de ozono.
Assinalar a localização da camada de ozono.
Compreender o conceito efeito de estufa.
Analisar as vantagens e desvantagens do efeito de estufa.
Definir biosfera.
Definir biodiversidade.
Compreender a importância da biodiversidade.
Indicar quais os principais factores (2) que influenciam a diferente distribuição dos seres vivos.
Indicar características comuns aos organismos vivos.
Mencionar quais os constituintes comuns a todas as células.
Definir seres unicelulares, multicelulares, célula procariótica e célula eucariótica.
Distinguir célula animal de célula vegetal.
Legendar o microscópio óptico composto.
Saber como proceder para efectuar uma observação ao MOC.
Definir ecossistema.
Identificar componentes bióticas e abióticas.
Distinguir os termos espécie, população, comunidade biótica e habitat.
Definir hibernação, sono estival e migração.
Indicar animais de temperatura variável e temperatura constante.
Compreender de que forma os factores abióticos como luz, temperatura, água e solo interferem no desenvolvimento dos seres vivos.
Definir agricultura biológica.

Sem comentários: